22 de fevereiro de 2014

Companhia para Bettas? ( Parte 1 )

Olá Amigos! Hoje trago um artigo sobre Companhia para Bettas. Esta era uma grande dúvida que eu tinha quando adquiri o meu Betta e o coloquei sozinho num aquário de 30 Litros. "Será que o meu Betta tem que viver sozinho? Ou passo dar-lhe uma companhia?".

Bem, já sabemos que os Bettas Splendens machos não podem estar juntos de maneira nenhuma, por isso está fora de questão. Mas será que podem ter outras companhias?
Sim podem! Mas para escolhermos um bom companheiro para o nosso Betta precisamos de considerar três aspectos: O tamanho do aquário, o temperamento do Betta e a compatibilidade Biológica e Fisiológica dos peixes.


O Tamanho do Aquário - Se o seu Betta está num aquário com capacidade inferior a 10 Litros não pode colocar companhia, uma vez que o espaço seria apertado para dois peixes.

Se tem um aquário com capacidade superior a 10 Litros pode então considerar colocar alguma companhia. Atenção que o número de peixes que pode colocar tem haver directamente com os Litros do aquário. Não pode sobrelotar o mesmo!


O Temperamento do Betta - Este aspecto é um pouco relativo, isto porque o Betta pode parecer-nos muito agressivo quando se encontra sozinho. Mas ao introduzirmos as companhias certas, ele pode habituar-se à situação e até poderá baixar os seus níveis de agressividade.



No meu caso, pensei que nunca poderia juntar peixe nenhum porque o meu Betta era demasiado agressivo. Mas quando coloquei junto dele dois otocinclus catfish, ele reagiu bem e convive muito bem com eles. E está um pouco mais calmo.


A Compatibilidade Biológica e Fisiológica dos peixes - Este é o último aspecto e na minha opinião o mais importante. Primeiro de tudo, não podemos colocar como companhia um peixe de biologia diferente da do Betta. O peixe-companhia tem que ter determinados critérios e parâmetro que combinei e outro aspectos que defiram do modo de vida do nosso Betta. São eles:

  1. O peixe-companhia tem que viver à mesma temperatura que um Betta;
  2. Tem que viver dentro dos mesmos níveis de pH;
  3. Tem que pertencer a um nível diferente no aquário; ( explicação deste assunto aqui: http://thebettalovers.blogspot.pt/2014/02/niveis-do-aquario.html ).
  4. Tem que ter, preferencialmente, uma alimentação completa ou parcialmente distinta da do Betta. Isto porque não hora de alimentar os peixes, se a alimentação for semelhante ou igual, há mais probabilidade de existir disputa e confusão. Outro motivo: o Betta poderá comer a alimentação que não lhe pertence e morrer por excesso de alimentação ou obstipação.
  5. Não pode ser maior ou mais pequeno que o Betta. É preferível ter um peixe-companhia sensivelmente do mesmo tamanho isto para que o Betta não mate o companheiro, nem seja morto pelo mesmo;
  6. Não pode ter cores garridas ou muito vivas, nem caudas longas. Uma vez que o Betta pode confundi-lo com um macho da sua espécie e matá-lo.



Imagem WikiHow, mas posteriormente editada por mim.



Sem comentários:

Enviar um comentário