2 de janeiro de 2014

Aquário de um Betta

Hoje trago um assunto muito importante: o lar dos nossos bettas.
Antes de comprarmos o nosso peixe, temos que nos preocupar em preparar o melhor lar para ele. Temos de ter em consideração o tamanho do aquário e os equipamentos técnicos que ele necessita para cada tipo de peixe.

Para os Bettas necessitamos de:

  • Aquário de pelo menos 15L - Muitas vezes, somos quase levados a comprar aquários extremamente pequenos, isto porque nos dizem que os bettas em habitat natural vivem em poças. Ora isto é um engano e uma desculpa! Os Bettas são peixes que, no seu estado natural, habitam em arrozais, ou seja, têm pouca altura de água mas uma grande área de extensão. Por isso: Não é certo confinar um Betta a 2L de água. Quanto mais espaço, melhor. Os Bettas sentem-se felizes em aquários de dimensões razoáveis e muito bem plantados. Nunca colocar peixes em aquários redondos! Stressa o animal e não promove um crescimento saudável...



O aquário terá de ter tampa, uma vez que os Bettas conseguem saltar consideravelmente. Mas deixando sempre uma pequena abertura para circular ar.



  • Filtro (Interno ou externo) - O filtro tem um número imenso de vantagens para o nosso peixe e para a água onde ele habita. Filtra da água os restos de alimento que o peixe não comeu, impedindo assim que a água fique turva. Remove da água partículas e poeiras, potencialmente perigosas para o peixe, que possam ter entrado. Outra vantagem, é o facto deste aparelho ajudar na filtragem biológica, uma vez que nele se instalam as bactérias benéficas que transformam a amónia, libertada pelos peixes (dejectos) e pelos restos de comidas, em energia!


  • Termostato (aquecedor com regulador de temperatura) - este aparelho não pode faltar. Os Bettas são peixes de água quente e, ao contrário do que dizem, eles não podem viver em água fria. Um Betta que viva em água fria não vive, sobrevive. E não por muito tempo. A baixas temperaturas, os Bettas reduzem a sua actividade e o seu apetite. Podem mesmo desenvolver doenças por estarem nestas condições de temperatura. A ausência de termostato levará ao deterioração do animal e consequentemente à sua morte, extremamente prematura.




  • Termómetro - Este aparelho ajuda-nos a controlar a temperatura dentro do aquário. Existem termómetros para dentro do aquário e para fora deste. Eu aconselho sem dúvida, um termómetro dentro do aquário, uma vez que calcula melhor a temperatura da água. 





Instalados os aparelhos técnicos no aquário, só falta decorá-lo ao gosto de um Betta Splendens. Isto é, podemos colocar um areão natural, sem cores (uma vez que as tintas aplicadas para tingir as pedras são muitas vezes prejudiciais aos peixes). Colocar uns troncos tratados, comprados em lojas de animais, para que o betta se entretenha a andar entre os ramos. Colocar também umas plantas betta safe (uma vez que existem plantas que podem ser prejudiciais aos bettas). Podem ser adicionadas outras decorações ao aquário, as tradicionais pontes e barcos. São de evitar decorações em plástico!

Depois de tudo montado, adicionamos a água com 1 ou 2 dias de repouso prévio, adicionamos condicionador à água, que elimina metais pesados e restos de outras substâncias que o tempo de repouso não eliminou (existem condicionadores especialmente formulados para bettas). Deixar a água aquecer, claro. 

E já está tudo pronto para receber o nosso novo amigo!



( Em cima ) Este é um aquário bem estruturado, o único senão, são as plantas falsas, que poderão magoar as longas barbatanas dos Bettas.











2 comentários:

  1. Podem ser adicionadas outras decorações ao aquário, as tradicionais pontes e barcos. São de evitar decorações em plástico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, são de evitar decorações de plástico. É preferível substitui-las por decorações de cerâmica.

      Eliminar